Menu
17 Jan Aberta 14–19h

Baginski

Fernanda Fragateiro

FERNANDA FRAGATEIRO (Montijo, 1962) vive e trabalha em Lisboa.
Com uma obra multifacetada, Fernanda Fragateiro explora o espaço nos seus diversos significados e manifestações fenomenológicas, sejam arquitectónicas, escultóricas, privadas e públicas, temporais e sociais. O seu trabalho altera e reconfigura o espaço através de objectos e intervenções urbanas e na paisagem, alterando a sua percepção e significado.
Variando na escala e nos suportes utilizados, o trabalho da artista mantém um estilo marcadamente definido, nascido de uma estética minimalista da forma, cor e textura.
O trabalho de Fernanda Fragateiro foi exposto na Dublin Contemporary (2011), Irlanda, na Trienal de Arquitectura de Lisboa (2010), bem como em instituições públicas e museus, tais como a Fundação Marcelino Botín, Santader, Espanha (2009); IVAM, Valência, Espanha (2008); Centro Cultural de Belém, Lisboa (2006); Fundação de Serralves, Porto (2005); Fundacão ‘La Caixa’, Caixa Forum, Barcelona, Espanha (2004); Culturgest, Lisboa (2003. Depois de Conteúdo Desconhecido, em 2009, (Cortar) Texto Sem Palavras é a segunda exposição individual da artista na Baginski, Galeria / Projectos.
O trabalho de Fernanda Fragateiro encontra-se representado em diversas coleções Públicas e Privadas, destacando-se  Ella Fontanals Cisneros Collection, Miami, EUA; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid; Harvard Art Museums, Cambridge, EUA, Fundación Claudia Hakim, Bogotá, Colômbia, Museo Extremeño y Ibero-americano de Arte Contemporáneo.